Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Cacto que gera energia
Cacto que gera energia
06 SET 2018
ícone bigode
#Vida saudável

O nopal, um cacto em forma de raquete, se transformou em um gerador de energia elétrica. Isso mesmo! Um projeto piloto que inclui um biodigestor e transforma os resíduos em energia começou a funcionar em maio de 2017 em um grande mercado de Nopal na cidade de Milpa Alta, zona sul da Cidade do México. A área se destaca com mais de 12.000 hectares florestais e 2.800 hectares apenas com plantio de cacto.

O México foi o primeiro país em desenvolvimento que apresentou voluntariamente na ONU seu plano de redução de gases de efeito estufa, aproveitando os resíduos dessa produção para gerar energia limpa.

Esse cacto verde, que tem em seu interior uma polpa viscosa, é a base de vários pratos na gastronomia mexicana: sopas, saladas, assados e até doces. É usado também em medicamentos contra a hipertensão e problemas intestinais, fabricação de xampu contra a queda de cabelo, géis dermatológicos e sucos dietéticos.

Mas antes de ser consumido, é preciso retirar sua casca mais grossa e seus espinhos afiados. Assim, entre cestos e baldes de espinhos, o mercado de Milpa Alta começa suas atividades a cada madrugada com centenas de pessoas limpando, picando e empacotando o cacto, gerando diariamente até 10 toneladas de resíduos orgânicos.

Das quase 200 espécies existentes de nopal, 101 são encontradas no México. Segundo a mitologia asteca, o deus Huitzilopochtli se vingou da traição do príncipe Copilli tirando-lhe o coração e atirando no lago sobre o qual foi construída a antiga Tenochtitlán e atual Cidade do México. Naquele lugar brotou o primeiro nopal, cujos frutos de cor avermelhada simbolizam o coração de Copilli.

Os astecas fundaram Tenochtitlán no mesmo lugar indicado pela profecia de Huitzilopochtli: sobre uma pequena ilha em um lago, onde existia um nopal com uma águia pousada devorando uma serpente. Essa imagem é também um símbolo nacional que aparece na bandeira do México.

 

COMPARTILHE