Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
A história da tequila
A história da tequila
28 NOV 2017
ícone bigode
#Cultura

Conheça melhor a tradição da bebida mais famosa do México

 

 

Feita de Agave-Azul, a palavra “tequila” significa “montanha de fogo”, e recebeu esse nome devido aos índios Tequilis que habitavam a região de Tequila, no México, próximos de um vulcão. A Agave-Azul demora de oito a 12 anos para estar pronta para a extração de cerca de um litro da bebida. A planta só se desenvolve em terrenos com clima árido ou em solo vulcânico. 

O solo vulcânico vermelho da região da cidade de Tequila, no estado mexicano de Jalisco, é o mais propício ao crescimento do Agave-Azul. Cerca de 300 milhões de plantas são colhidas todo ano. A planta cresce de formas diferentes em cada região. As Agaves-Azuis plantadas em áreas altas são maiores e mais doces em aromas e sabor. As plantadas em áreas mais baixas possuem sabor e fragrância mais herbáceos. 

A planta não foi utilizada inicialmente para a produção de tequila. Antes disso, as folhas eram utilizadas na construção de telhados, produção de cordas, agulhas, alfinetes e até pregos. Foi apenas a partir do século XVI que os habitantes da região de origem espanhola descobriram que era possível fazer bebida com a planta.

Na lenda asteca, conta-se que Mayahuel, deusa da fertilidade, deu origem ao Agave. Ela seria mãe de um grupo de 400 coelhos divinos e, um dia, ao enxotar os bichos que se alimentavam de uma plantação, notou que um deles não corria, mas saltava em volta de uma planta. Mayahuel então cortou um pedaço do agave e deixou descansar. Após a fermentação, o pedaço se tornou uma variação da tequila. 

 

Tipos de Tequila

Existem vários tipos de tequila que variam de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento.

 

- Blanco ou Plata, engarrafada imediatamente ou até dois meses de maturação em barris de aço inoxidável ou carvalho neutro

- Reposado, engarrafado após dois meses em maturação em barris de carvalho

- Joven ou Oro, uma mistura de Blanco e Reposado

- Añejo (velho), no mínimo um ano de maturação, não podendo chegar a mais de três anos, em pequenos barris de carvalho

- Extra añejo, envelhecido por pelo menos três anos

A autêntica tequila precisa ter pelo menos 51% de açúcar proveniente do cozimento da parte central da planta e ser fabricada por algum desses cinco estados mexicanos: Jalisco, Guanajuato, Michoacán, Taumalipas e Nayrit.

 

Fonte: https://goo.gl/bN74Gd

 

COMPARTILHE

Pedir online pelo iFood