Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Frida Kahlo: porque, afinal, ela é tão famosa?
Frida Kahlo: porque, afinal, ela é tão famosa?
01 JUL 2019
ícone bigode
#Cultura

Na próxima sexta-feira, 06/07, a artista mexicana Frida Kahlo completaria 112 anos. Apesar de uma vida curta, ela morreu aos 47 anos, deixou um grande legado. Confira cinco curiosidades sobre essa personalidade que virou referência de luta:

1. Ela alterou seu próprio nome
Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón é o nome completo de Frida. Durante muito tempo, seu nome foi escrito “Frieda”, àmoda alemã. Mas com a ascensão do nazismo, a artista fez questão de abandonar o “e” na escrita.

2. Pintou a si mesma 55 vezes
Os avós de Frida eram apaixonados por fotografia e tudo indica que essa paixão passou também para o pai da artista, e depois refletiu nos autorretratos.
Seu primeiro autorretatrato, intitulado “Autorretrato com vestido de veludo”, foi pintado em 1926 como presente para Alejandro Gómez Arias, ex-namorado que a tinha deixado. Na época, ela passava muito tempo deitada por causa do acidente que sofreu e pintava a si mesma com a ajuda de um espelho dado de presente pela mãe.

3. Frida passou por mais de 30 cirurgias
Um dos fatos que mudou radicalmente a vida da artista foi o acidente de ônibus que sofreu quando tinha 18 anos de idade. O resultado da tragédia foi uma fratura tripla da coluna vertebral, fratura da clavícula, fratura da terceira e quarta costelas, luxação do ombro esquerdo, tripla fratura da bacia, perfuração do abdômen e da vagina, 11 fraturas da perna direita e deslocamento do pé esquerdo.
Foi aí que a artista mexicana começou suas pinturas, uma forma de se distrair da sua condição acamada no pós-acidente. As sequelas acompanharam Frida por toda a vida e a artista foi operada mais de 30 vezes para corrigir problemas.

4. É a artista latino-americana que teve o quadro mais caro vendido em leilão
Em 2016 Frida bateu o seu próprio recorde, que antes era do quadro “Raízes” (1943), vendido em 2006 por $ 5.616,000 dólares (mais de 18 milhões de reais).
Em um leilão ocorrido em Nova York, a artista arrecadou $ 8.005,000 dólares pela sua pintura “Dois nus na Floresta (A Própria Terra)”, que foi pintado em 1939. Com o feito, Frida tornou-se a artista latino-americana melhor avaliada em leilões em toda a história.

5. Era muito orgulhosa de suas origens
Embora tenha vivido em Nova York, São Francisco e Paris, Kahlo sempre foi atraída por sua cidade natal, a Cidade do México. Ela usava sempre, até no seu casamento, o traje tradicional mexicano, de longas saias coloridas e blusas huipil da sociedade matriarcal mexicana Tehuantepec.
Uma das coisas mais curiosas sobre a sua paixão pelo México é que, apesar de ter nascido em 1907, Frida dizia sempre à imprensa que seu ano de nascimento era 1910, o mesmo ano da Revolução Mexicana.

Temos algo em comum: uma paixão pelo México!!!

Fonte: www.pensador.com

COMPARTILHE

Pedir online pelo iFood