Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Chapolin um herói mexicano ou um inseto?
Chapolin um herói mexicano ou um inseto?
16 MAR 2020
ícone bigode
#Cultura

Que tal os dois? "Chapulín" (nome original) é uma espécie de gafanhoto muito apreciada pelos mexicanos, que comem o inseto frito ou refogado em diversos pratos. Roberto Gómez Bolaños, que interpreta o personagem, teve a ideia de representar com este nome como um ser pequeno e quase inofensivo, o que Chapolin costuma mesmo aparentar nos episódios. Fraco, o herói assume ser medroso, porém enfrenta seus medos e muitas vezes consegue superá-los.

Conheça cinco curiosidades do Chapolin:

1. No início, Roberto Bolaños criou o herói como "Chapolin Justiceiro" e queria que o uniforme dele fosse verde. Porém, encontrou na emissora mexicana onde trabalhava tecidos de apenas quatro cores: preto (muito fúnebre), branco (prejudicaria a iluminação), azul (impróprio para os "defeitos" especiais criados no chroma-key) e vermelho, que acabou sendo a opção escolhida.

2. "El Chapulín Colorado" foi um dos primeiros programas mexicanos exportados para o resto do mundo e abriu as portas para outros produtos locais, como as famosas novelas. O personagem, ao lado do companheiro Chaves, foi exibido em mais de 100 países e traduzido para mais de 50 idiomas. Ainda é transmitido em dezenas de países da América Latina, no Brasil pode ser assistido no SBT e no Multishow.

3. Bolaños decidiu terminar com Chapolin em 1979 após se machucar de verdade em uma cena em que atrapalhava uma construção e cortou o supercílio ao tropeçar em uma parte do cenário. Nos episódios seguintes, usou um tapa-olho igual ao de um pirata para esconder os pontos no rosto. O comediante, na época com 50 anos, achou arriscado continuar interpretando o super-herói e decidiu encerrar o programa.

4. Em um episódio de 1989, o herói revelou a origem de seu nome. "Chapolin" veio do padrinho, que estudava insetos (chapolin, como já foi dito, é um gafanhoto). "Colorado" é o sobrenome de seu pai.

5. Chapolin Colorado visitou Marte em 1981, dentro do programa "Chespirito". Na história, o herói ajudou dois astronautas a se comunicarem com a Terra. No Brasil, o SBT transformou os dois episódios especiais em filme, "Aventuras em Marte", com raríssimas exibições.

 

COMPARTILHE