Ícone Caveira Mexicana
GUACA BLOG
Piña Colada: o drink que nunca sai de moda!
Piña Colada: o drink que nunca sai de moda!
20 MAR 2019
ícone bigode
#Gastronomia

Run, leite de coco, suco de abacaxi, creme de leite e leite condensado. A Piña Colada é conhecida no mundo todo e é quase unanimidade e seu sabor adocicado agrada quase todos os paladares. Como a maioria dos drinks, existem várias histórias sobre sua origem e três países se dizem criadores da bebida: Porto Rico, Cuba e México.

A versão Porto Riquenha conta que em 1.954 no badalado hotel Hilton localizado, no Caribe, um bartender chamado Ramon “monchito” Marrero levou meses tentando procurar a perfeita combinação dos ingredientes. O desafio dele era criar um drink que atendesse a todos os exigentes paladares dos clientes “classe A” do Hilton.

Após acertar a mão na receita, a piña colada virou a bebida número um em Porto Rico.

Já em Cuba a história começa no século XX, quando surgiu uma bebida chamada Piña Fria que foi sendo modificada aos poucos. Existe um registro do jornal “The New York Times” de 16 de abril de 1.950 que chama a bebida de Piña Colada pela primeira vez na história. O Artigo exalta o sabor e a enorme repercussão que a bebida vinha tendo nas terras cubanas.

Como esse tal artigo apareceu quatro anos antes da Piña Colada de Porto Rico, os cubanos se dizem criadores do drink.

E qual a versão Mexicana? A história do país conta que nos famosos bares mexicanos dos anos 50, onde as expedições marítimas eram frequentes, a receita da Piña Colada já era um sucesso, apenas tinha um nome diferente.

Seja de Porto Roco, Cuba ou dos nossos irmãos mexicanos o que importa é que o drink é sucesso até hoje e aqui no Guaca é um queridinho dos clientes.

Ainda não conhece? Vem pra cá!

COMPARTILHE